As fotografias mais famosas da história

As fotografias mais famosas da história

Para nós fotógrafos, a inspiração vai desde uma pequena brisa batendo na janela até imagens incríveis de grandes fotógrafos mundiais, muitos nomes como o de Steve McCurry, Robert Capa, Sebastião Salgado marcaram não só a trajetória histórica da fotografia mas também, diversos corações apaixonados por ela.

Selecionamos algumas das imagens mais marcantes de toda a trajetória da fotografia, muitas delas você já deve conhecer, mas não custa nada lembrar.

1 – Mãe migrante (1936)

eberson-fotografias-mais-famosas (2)

Um ícone da Grande Depressão americana, momento de declínio econômico crônico no mundo durante a década de 1930. É uma das fotos mais famosas dos Estados Unidos. A fotografia de Dorothea Lange expressa um profundo impacto emocional. As rugas no rosto da mãe demonstram desespero e angústia. Florence Owens Thompson, 32 anos, aparece desolada por não ter comida para alimentar os filhos. Inúmeros jornalistas americanos passaram décadas tentando localizar a mãe e seus sete filhos. No final dos anos setenta ela foi encontrada: vivia em um trailer.

Fotógrafa: Dorothea Lange

2 – O beijo da Times Square (1945)

eberson-fotografias-mais-famosas (3)

Durante o anúncio do fim da guerra contra o Japão, em 14 de agosto de 1945, o fotógrafo Alfred Eisenstaedt registrou um marinheiro beijando uma jovem mulher de vestido branco. A mulher foi identificada mais tarde, na década de setenta, como Edith Shain. A identidade do marinheiro permanece desconhecida e controversa. A fotografia foi imortalizada pela revista “Life” e não poderia deixar de estar na nossa lista com as fotografias mais famosas da história.

Fotógrafo: Alfred Eisenstaedt

3 – Albert Einstein mostrando a língua (1951)

eberson-fotografias-mais-famosas (4)

O físico e teórico alemão, Albert Einstein, acabara de ser homenageado por seu aniversário de 72 anos quando a fotografia foi tirada. Diante da perseguição dos fotógrafos e repórteres que pediam que fizesse uma pose, ele mostrou a língua para demonstrar seu descontentamento com o assédio. Mesmo que essa versão tenha sido confirmada pelo fotógrafo, há outras teorias menos possíveis, por exemplo, um suposto protesto antibomba atômica.

Fotógrafo: Arthur Sasse

4 – Os Beatles atravessando a Abbey Road (1969)

eberson-fotografias-mais-famosas (5)

Vendo essa foto dá até vontade de cantar um dos maiores sucessos dos Beatles: “Come together”, composta para o décimo segundo álbum da banda inglesa de mais sucesso no mundo. Uma das fotografias mais famosas da história foi feita no dia 8 de agosto de 1969, imortalizando não só os Beatles, como também, o fotógrafo escocês Iain Macmillan, que capturou o momento do lado de fora dos estúdios Abbey Road, em Londres. Foram feitas seis fotos. Fontes da época relatam que o Macmillan só teve apenas dez minutos para clicar os músicos atravessando a faixa de pedestres. Contam também que Lennon teria dito: “Vamos tirar logo essa foto e sair daqui, deveríamos estar gravando o disco e não posando pra fotos idiotas”.

Fotógrafo: Iain Macmillan

5 – Menina afegã (1984)

eberson-fotografias-mais-famosas (6)

Sharbat Gula tinha só 12 anos quando foi fotografada para uma reportagem da revista americana “National Geographic”, sobre a ocupação soviética no Afeganistão. Tornou-se, sem dúvida, uma das fotografias mais conhecidas do mundo. Segundo Steve McCurry, autor da fotografia, a menina nunca tinha visto uma câmera antes. “Seu xale e o fundo, as cores tinham essa maravilhosa harmonia. Tudo o que eu realmente tinha que fazer era clicar no obturador”. Quase duas décadas depois, em 2002, McCurry, reencontrou Gula em uma região remota do Afeganistão. Ela não tinha a menor ideia do impacto que sua foto havia casado no mundo ocidental.

Fotógrafo: Steve McCurry

As fotografias mais famosas da história da nossa lista são essas. Não dá vontade de sair clicando por aí? Elas são, com certeza, fonte de inspiração para qualquer fotógrafo, do amador ao profissional.

 

Fonte: eMania

0 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *